MAS O QUE É GRIOT?

 

GRIÔ é uma palavra abrasileirada pelo ponto de cultura Grãos de Luz e Griô, de Lençóis, Bahia. Vem de griot, da língua francesa, que traduz a palavra Dieli (Jéli ou Djeli), que significa o sangue que circula, na língua bamanan habitante do território do antigo império Mali que hoje está dividido entre varios países do noroeste da África. Na tradição oral do noroeste da ÁFRICA, o griô é um(a) caminhante, cantador(a), poeta, contador(a) de histórias, genealogista, artista, comunicador(a) tradicional, mediador(a) político(a) da comunidade. Ele(a) é o sangue que circula os saberes e histórias, mitos, lutas e glórias de seu povo, dando vida à rede de transmissão oral de sua região e país.

A gestão do Minsitério da Cultura Brasileiros , pelo artista Gilberto Gil, instituiu o Programa cultural Viva, e entre seus eixos, estava a Ação Griô Nacional, que teve gestão compatilhada com a ONG Grãos de luz e Griô (BA).

Dentre os projetos selecionados, estava o “ARTE E MAGIA NA JUREMA PERNAMBUCANA”  da griô aprendiz Adriana de Holanda (Rio de Janeiro) e da Mestra Griô Mãe Dada de Oxala (Pernambuco) , aprovado em 2008 pelo MinC.

A partir do desenvolvimento das atividades com o percussionista pernambucano Joás Santos, foram sistematizadas as oficinas e vivências do Grupo Semente de Jurema, o qual nomeia a Rede Educação Griô que foi criada em 2011.

 

Desenvolvimento de mobilização comunitária  para doação de saberes e afetos em prol da construção dos projetos da Rede Educação Griot/Semente de Jurema, em especial, para a construção do Museu-Escola Griot/Semente de Jurema :

 

Como grupo independente com fins artísticos e educacionais pelo respeito a liberdade de expressão e à diversidade cultural, agenciamos mobilização de afetos e saberes  dos zeladores culturais que aqui reconhecemos e agradecemos como nossos griots parceiros e conselheiros, nossos sementeiros! Gratidão pelo apoio e participação.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escola de Formação em Cultura e Saúde

%d blogueiros gostam disto: